Livro Cotidiano

Livro Cotidiano
Clique para ver índice do livro

Qual a força de um soco?

 Antes de falarmos de soco, vamos falar de freadas. Suponha que você esteja em um carro a, digamos, 20 km/h, e esse carro é freado até parar, suavemente, após alguns segundos e muitos metros. Você, que estava andando com o carro, também foi freado até parar e, portanto, uma força atuou sobre seu corpo, provavelmente feita pelo banco sobre suas nádegas. E a intensidade da força feita por você no banco é a mesma que o banco fez em você.

Suponha, agora, para evitar um acidente o motorista do carro freie bruscamente, travando as rodas e parando em pouco tempo e poucos metros. E, claro, você também parará rapidamente e em poucos metros. A força que atuará sobre você será bem maior do que no caso anterior e será aplicada, provavelmente, pelo cinto de segurança. E a força que você fará sobre o cinto de segurança será de igual intensidade daquela que o cinto aplicou sobre você.
Nessas duas situações, a variação da velocidade do carro e dos passageiros foi a mesma: de 20 km/h. Mas a força foi tão mais intensa quanto menor foi o tempo e a distância até parar.
E o que isso tem a ver com a força de um soco?
============================================================
Se você se interessa pela física do dia-a-dia, clique aqui 
para ver o índice do livro Um Pouco da Física do Cotidiano

============================================================
Quando um boxeador dá um soco em seu adversário, sua mão e seu braço vão rapidamente na direção do oponente e são parados por este. Aqui ocorre mais ou menos a mesma coisa que ocorre no caso de uma freada. Se a mão do boxeador, ao encostar o adversário, se deslocar pouco até parar, a força será intensa; se, entretanto, a aquela parte do corpo que recebe o soco se deslocar bastante e na mesma direção que a mão do seu adversário, o tempo de interação será maior e a força será menos intensa.


A força aplicada depende do peso da mão e braço daquele que soca, da velocidade em relação ao adversário quando o atingem e da distância (e tempo) que a parte do adversário que levou o soco se desloca durante o soco: quanto maior a massa da mão e braço, quanto maior a velocidade da mão em relação ao adversário e quanto menos a parte golpeada do adversário percorrer ao ser atingida, maior será a força.

Segundo várias fontes na Internet, a força típica de um soco de um boxeador pode ser da ordem de 3.000 N ou mesmo mais, e as velocidades dos punhos de um boxeador ao darem seus socos podem atingir os 10 metros por segundo.

Para ver um livro sobre física e esportes, clique aqui


Socos e acelerações intensas podem causar grandes danos
Nosso organismo pode suportar acelerações intensas desde que o tempo de duração seja pequeno. Se o tempo que durar a aceleração for grande, o dano também pode ser grande. Por exemplo, uma aceleração de 30 ou 40 vezes a aceleração da gravidade (30 a 40 g onde g é a aceleração da gravidade), se durar mais do que alguns milésimos de segundo, pode causar danos muito sérios e irreversíveis. Acelerações menores também podem causar estragos grandes se durarem tempos mais longos. Por exemplo, acelerar o corpo humano a cerca de 5 g por vários segundos pode causar danos graves e até mesmo ser mesmo fatal, embora se a mesma aceleração durar menos do que um centésimo de segundo, ela pode ser tolerável.

    Conclusão
Socos muito intensos podem acelerar a cabeça do adversário (note que, ao levar um soco, não apenas a cabeça da pessoa se move, mas, também, o pescoço e parte do tronco). Segundo fontes da Internet, a aceleração provocada por um soco pode chegar a 30 vezes a aceleração da gravidade! Isso é muito.


9 comentários:

  1. Muito bom ! Foi deveras muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse post ai !!!

    ResponderExcluir
  3. mas se um punho de boxeador se move a 10m/s e ele gera 3000N isso não iria significar que a massa do braço dele é de 300kg??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Força é massa vezes aceleração, não massa vezes velocidade.

      Excluir
  4. Olá, eu estou curioso em busca de resposta, mas não acho essa informação em lugar algum. Aquelas máquinas que medem seu soco, como ocorre a conversão para quilos? Algumas dessas máquinas mostram que seu soco tem 400 quilos de pressão/força ao invés de mostrar a aceleração ou o valor em Newtons. É uma simples conversão direta? Onde cada quilo poderia ser substituído por 10 newtons?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ryan,
      Obrigado pelo comentário.
      Acho que o tema merece uma investigação. Note que quilos, como você afirmou que as máquinas indicam, não é uma unidade; pode ser abreviatura de quilograma (unidade de massa) ou de quilograma-força (unidade de força).
      Outra questão é saber se o que a máquina indica é o valor médio ou máximo durante o contato.
      Se você decifrar essas coisas, mande uma mensagem.

      Excluir
    2. Levando em consideração que estas máquinas de soco aumenta gradativamente sua numeração após o soco, presumo que o valor que ela indica seja o valor máximo. Mas de qualquer forma, essas máquinas não são confiáveis, até mesmo as pessoas que não lutam podem atingir uma grande pontuação se você levar em consideração que, para atingir a pontuação, o que conta não é a força, e sim o jeito em que se desfere o impacto.

      Excluir
  5. Olá, eu tenho uma dúvida. Eu vi em uns filmes e séries uma unidade de medida para a força aplicada pelo soco de uns lutadores, e em uma dessas séries (Rocky IV), Ivan Drago deu um soco na máquina, marcando uns 420 kg/cm². Minha dúvida é, qual seria a força de uma pessoa comum ao dar um soco (em kg/cm² ou em newtons também)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas coisas não vão bem nesses dados. Note que kg é unidade de massa; kg/cm² também não é unidade de força.

      Excluir